quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ando caçando o momento do adormecer, tentando prestar atenção naquele segundo em que se cai no sono, uma busca de anos na qual não encontro resposta porque, obviamente, eu adormeço TODAS AS NOITES. Antes, claro, de me revirar com a insônia dos olhos que se agrada por demais da companhia dos pensamentos.

Toda noite é a mesma coisa, eu tento estar atenta ao exato segundo em que adormeço pra ver como é que acontece e, quando vejo, acordo de manhã. Mas essa noite eu saquei a hora exata do sono, vivi a explicação do dormir, foi tão legal que me despertei de novo e prometi que não ia esquecer.

É assim ó, dá sono pensar no trajeto do pensamento que se faz por galhos, fugas por links, associações nem tão livres assim. Retomar o trajeto dos pensamentos produz caminhos que já não fazem mais sentido. Tenta retroceder o pensamento que deu origem ao mais recente, tudo fica uma loucura: alucinação noturna, sonho, e é por esse desligamento da realidade lógica-organizativa, onde as linhas de raciocínio são compartilháveis, que os processos mentais, em alguma instância, se desligam do globo ocular, do tímpano, do olfato.

Há um desligamento com o mundo externo porque há esse desligamento com os sentidos das coisas. Enquanto há sentido lógico-circunscrito, o pensamento se liga aos sentidos, a essa superfície do corpo, mas quando entra a maluquice dos nossos pensamentos, ou melhor, dos nossos sonhos, o sensório desiste de ficar acompanhando, ativado; fica muito distraído com aquele delírio (isso do sentido – sense - e dos cinco sentidos pode dizer alguma coisa sobre a esquizofrenia e as drogas, talvez?).

O delírio - o sonho - é o que faz o cair em sono. Então tem esse jeito aí de induzir o delírio que é tentar pensar como chegamos a pensar o que estamos pensando: é difícil, se desvia e se fantasia, tudo de bom. Todos os dias enlouquecemos e temos barato, for free! pra libertar!

3 comentários:

Super disse...

fumou maconha antes de dormir ontem?

carilevi disse...

amei! eu tb sempre tento pegar aquele momento em que 'pah'.. dormi. quando nao consigo dormir, as vezes tento lembrar da noite anterior pra ver se desta vez me ajuda, mas lembro que eu nao lembro. Mesmo assim fico ali, tento gravar e lembrar.. meus sonhos andam bem loucos ultimamente e bem nostalgicos! laaa do tempo de criancinha! coisa boa!! bejao

alice disse...

ai, que delícia esse post.
eu tô caindo de sono e me manter na realidade é que é difícil.
quando tomei ácido eu tendia a dormir, ou pelo menos é o que eu achava. agora vejo que tem a ver com esse "perder-se" do sono, do sonho, do delírio.
toda noite, eu me entrego. muito rápido. há anos não tenho nenhum problema pra dormir. o danichi diz que eu sou a pessoa que dorme mais rápido no mundo. eu e o nookie, cachorro da mayume.
amo dormir e amo sonhar. realmente, é um teto por dia (ou por noite) saudável e de graça.
boa noite!