quinta-feira, 5 de março de 2009

Salada de Mamão Verde (Thai)

Em restaurantes ou em estruturas de alumínio montadas nas calçadas, esse é um dos pratos mais servidos na Tailândia. O Cau pegou a receita na última ida dele pra lá e, desde então, não consigo parar de fazer esse prato. No pilão, a gente esmaga:

Aquela pimentinha-pimentão vermelha já cortada em rodelas e com semente. Dependendo do teu limiar pra pimenta, coloca uma ou uma e meia.
Esmaga junto com ela, depois, o amendoim torradinho, sem casca, claro; bota uns quantos.
Chama pra suruba do pilão também os tomatinhos-cereja cortados pela metade, bota uns sete.

Enquanto isso, uma pessoa vai ralando um mamão verde. Verde, isso mesmo, no super, pega o verde. Descasca e pega aquele aparelhinho, geralmente laranja, e faz spaghetti, fiozinhos de mamão. Tem também o processador, que é mais fácil. Faz o mesmo com uma cenoura. Tem que ter bem mais mamão do que cenoura. Bom, daí, nessa macarronada, tu coloca

uma colher de sopa rasa de açúcar,
sakura (molho shoyo) não light (dois círculos e meio grandes e rápidos),
suco de meio limão bem esmagado, um dentinho de alho cortadinho bem miúdo e, se tiver,
bota um pouco de gengibre – tb miúdo - pra dar um toque, não pra dominar o prato.

Acrescenta então aquela maçaroca de amendoim, pimenta e tomatinhos esmigalhada pelo pilão nessa macarronada temperada e refrescante. Mistura tudo e serve em cumbucas. Sério, um vento frio e picante invade a boca, um sabor adocicado com tempero oriental atiça as papilas confusas. Viva a comida Thai, que ela se popularize! 'Papilas Confusas', se eu tivesse um restaurantezinho, levaria esse nome.

5 comentários:

Anônimo disse...

água na boca.
bem fácil de fazer, mas... faz pra mim?

:D

carol de marchi disse...

nhaammmmm!!!
abre um rest thai, abre!

alice disse...

ixi! o cau vai te matar. pra mim pelo menos ele não queria nem que eu VISSE ele fazendo a salada pra que "ninguém conseguisse fazer a salada que eu faço"...
well, eu tb já fiz a minha versão, mas gostei muito muito dessa.

Donnassolo Beschi disse...

é? ele simulou uma despreocupação, então.

carol de marchi disse...

ah, é bem o tipinho dele. entao eu vou fazer em casa e mais: vou ensinar pro(s) outro(s). HU HA HA HA HA HA HA (risada de bruxa).